1. Faixas de vedação e deslizamento energizadas autolubrificantes Menor atrito entre o pistão e o cilindro É evitada a colagem da guarnição ao cilindro mesmo após longos períodos de inatividade
2. Ranhura, buchas e cavilhas com aço com dureza superior a 50 HRC Maior resistência a forças presentes dentro do atuador
3. Atrito de rolamento entre a ranhura e o pistão Menor atrito
4. Scotch yoke com atrito de rolamento (transformação do movimento linear em movimento rotativo através de pistão e eixo sem engrenagens) Menor atrito entre o pistão e o eixo, resultando em menor desgaste das peças Momento de rotação aprimorado na fase de abertura e fechamento Menor volume ocupado em relação aos atuadores de pinhão e cremalheira, com consequente menor espaço necessário Menor peso em relação aos atuadores de pinhão e cremalheira (-30% Kg/Nm) com consequentes economias na construção da estrutura da planta Menor consumo de ar comparado aos atuadores de pinhão e cremalheira (-40% de ar cm³/Nm efeito duplo e -20% de ar cm³/Nm efeito simples) com consequente menor carga de trabalho do compressor ou possibilidade de usar um compressor com dimensões reduzidas 5. Cilindro laminado Menor desgaste nas faixas energizadas devido à baixa rugosidade da superfície
Interface para eletroválvulas NAMUR integradas pelo DAN15 Não requer nenhuma base adicional
Processo de produção realizado inteiramente na OMAL Controle máximo em todas as fases de processamento
Certificado ATEX Permite instalação na presença de ambiente potencialmente explosivo
Certificados até SIL 3 Alto nível de segurança funcional garantido
DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO DO ATUADOR PNEUMÁTICO SR