Grande resultado para a empresa OMAL S.p.A de Brescia que no dia 19 de maio de 2016 no Unicredit Pavillion de Milão ganhou o primeiro prêmio na categoria "Compras Éticas e Sustentáveis" do Procurement Awards 2016 com o projeto "GREEN-in". A competição selecionou as melhores práticas realizadas pelos Departamentos de Compras, subdividindo-as em quatro categorias: Best Practice em Negociação, Inovação, Processo de compra em equipe e, finalmente, Ética e Sustentabilidade.

Em um mercado, o de automação industrial, onde os fornecedores são fortemente globalizados e as empresas estão constantemente orientadas para a aquisição de recursos nos países em desenvolvimento, os desafios conquistados pela OMAL S.p.A. foi aquela de replicar os valores que a caracterizam - respeito, paixão e senso de dever - nos mercados emergentes, adotando a lógica da Inovação Social que fortaleceu sua visão global.

Para a categoria "Ética e Sustentabilidade", a OMAL S.p.A apresentou um projeto realizado na China a partir de 2013 com o objetivo de melhorar a qualidade das relações comerciais com um fornecedor local de ferro fundido, que por três anos foi ajudado por técnicos da OMAL para melhorar seu desempenho qualitativo dos produtos e do processo, em primeiro lugar formando-o em métodos de produção mais ecológicos  e processos de negociação mais eficazes.

A júria elogiou "a coragem de seguir um fornecedor estrangeiro superando as lógicas clássicas do comprador" - focado apenas na minimização do preço - "atuando na  implementação de um processo de melhoria de processos industriais com impactos sociais e ambientais evidentes e comprovados".

O projeto GREEN-in faz parte da estratégia de Inovação Social "Walk the Talk" que OMAL começou a integrar em todas as unidades operacionais. um percurso longo  e de excelência  para uma empresa que promete e mantém "Performance Empowered".

*Ao lado imagem dos três finalistas da competição.